Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sobre ser DJ, fanzines e coletâneas...






Eu comecei a brincar de DJ em algum momento em 1981, quando cansei de chegar nas festas que eu ia com um grupo de amigos que tinha gostos semelhantes, e nessas festas nunca tocava o que a gente gostava... Como eu sempre comprei muitos discos, daí pra chegar nas festinhas com eles embaixo do braço, ou com uma coletânea com as melhores já gravada em K7 foi uma consequência.

Em 85, eu toquei pela 1ª vez como DJ "profissional", ou seja recebendo um cachê de verdade, e com meu nome em um flyer, no finado Ácido Plástico.

Entre 85 e 87, eu não era residente, mas toquei dezenas de vezes no Madame Satã.

Em 88 consegui minha 1ª residência de verdade, no Espaço Retrô, e logo depois no efêmero Antro.

Depois vieram as também históricas Treibhaus e Armageddon. E é claro, toquei como convidado em dezenas de lugares que infelizmente eu nem lembro. Mais pro meio dos anos 90, outra residência da qual eu me orgulho muito era no Umbral, provavelmente a única casa gótica "fina" que tivemos em São Paulo.

Desde o Retrô eu já não era apenas um DJ. Eu fazia a programação artística da noite, a arte do flyer, etc, etc, etc... foi assim que surgiu o "Projeto Black Sundays". O nome era uma referência ao dândi e escritor gótico Lord Byron, que disse que todos os domingos eram negros. O Projeto Black Sundays acontecia às sextas e sábados.

No começo dos anos 90, enriqueci o meu trabalho com o zine "Enter The Shadows". Foram apenas 5 edições, mas hoje eu consigo ver o quanto elas foram importantes para a tal "cultura gótica", realmente um divisor de águas na época. Meu querido amigo Cid Vale Ferreira, que foi meu parceiro no finado projeto Pandora, teve recentemente o trabalho hercúleo de escanear todas edições do zine e as disponibilizou para download em seu novo site, o Contraforma !

Mas de tudo que eu fiz nessa época, o que mais tenho orgulho, são as 3 coletâneas em vinil e CD, que lancei com meu querido, e um dos poucos verdadeiros amigos que tive, o Luciano Cajú.

Sem modéstia nenhuma, hoje eu DESAFIO qualquer um a me mostrar uma só que seja, coletânea goth/dark wave/EBM que tenha sido lançada nessa época e seja tão boa quanto essas. Coletâneas que chegavam a ser tocadas INTEIRAS numa noite!

Antes que que alguém diga algo, tem sim 5 faixas "piratas" nelas, mas foi apenas pque não consegui o contato direto do artista. De todas as outras, eu guardo com muito orgulho as cartas autorizando o uso das músicas, e a surpresa de todos eles foi tão grande em saber que nessa terrinha longe do mundo civilizado alguém estaria lançando projetos com tal nível de qualidade que NENHUM artista me cobrou um centavo de direitos autorais! Apenas pediram que eu enviasse algumas cópias quando estivessem prontos os álbuns.

O Madame Satã, templo sagrado da cena alternativa dos anos 80 vai ser reinaugurado, e eu não fui convidado pra tocar lá. Sequer fui convidado para a inauguração. Mas não tem problema, pois eu tenho certeza que TODOS os DJs que vão tocar lá nas noites goth/dark wave, tem as minhas coletâneas.

De um jeito ou de outro, eu estarei sempre lá. Mesmo que o nome "Madame Satã" não esteja sendo honrado como deveria...


Pra quem não conhece, seguem abaixo as coletâneas para download. Divirtam-se.

Black Sundays Compilation Volume 1 (1993 - vinil - 1000 cópias)

A1 - Opera Multi Steel – Cathedrale
A2 - Mecano – Robespierre's Re-Marx
A3 - Collection D'Arnell-Andrea – Anton's Mind's Getting Blind
A4 - Malaria – Your Turn To Run
A5 - Xmal Deutschland – Matador
B1 - Das Ich – Gottes Tod
B2 - Placebo Effect – Galleries Of Pain
B3 - Danse Macabre – She Believes
B4 - The Evasion on Stake – Day By Day



Black Sundays Compilation Volume 2 (1995 - CD - 500 cópias)

01 - Freiwillige Selbstkontrolle – Viel Zu Viel
02 - Aircrash Bureau – Machine
03 - Tribantura – Lack Of Sense
04 - Vita Noctis – Hade
05 - Opera Multi Steel – Eleanor Rigby
06 - Dead Can Dance – Isabella (Live)
07 - This Mortal Coil – 16 Days
08 - Cranes – Inescapable
09 - The Cassandra Complex – Penny Century
10 - Malaria! – Your Turn To Run
11 - X Mal Deutschland – Matador
12 - The Three Johns – Lucy In The Rain
13 - Mecano – Robespierre's Re-Marx
14 - Kas Product – Tina Town
15 - Joe Crow – Compulsion
16 - Siouxsie & The Banshees – I Promise



Treibhaus Compilation (1997 - CD - 500 cópias)

01 - Mecano – Links (Vampire's Mix)
02 - Industrial Artz – Move To The Groove (Black Sundays' Mix)
03 - X Mal Deutschland – Kälbermarsh
04 - Trisomie 21 – The Last Song (Official Bootleg Live Version)
05 - Felt – Primitive Painters
06 - Killing Joke – Love Like Blood (12")
07 - Fad Gadget – Back To Nature
08 - The Invincible Limit – Push!! (12")
09 - Sexbeat – Sex Beat
10 - Shift – Elektrofixx
11 - Ghost Dance – Heart Full Of Soul (Treibhaus Extended Mix)
12 - Of A Mesh – Burning Bride
13 - C.C.C.P. – American Soviet (12")




6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei, Vozinho!!
Beijos da tia Indie!! Nhé!!

Anônimo disse...

Pode acreditar que não só temos suas coletâneas, como também participamos dela e você, mais do que tudo, estará comigo quando eu estiver tocando. só irei pelo Gé e pelas pessoas, porque não tenho mais vontade de discotecar, você sabe. Além disso, você foi um dos que me ajudou e me mostrou muito do que conheço, junto com todos os outros que passaram pelo Madame daquela época: Eneas, Tuim (Alexandre), Marquinhos MS (R.I.P.), Maurício (mau mau), Carlinhos, Maurízio Bonito, Marcos Z, Luís Depeche (que comigo estudava e me colocou inclusive para trabalhar na Stiletto) e o próprio Gé, que começou comigo e por quem tenho imenso carinho!

Beijos, para mim sempre Toninho (detesto esse "Tonyy"),

Érica de Freitas
ericafreitas@usp.br

Dj Carlinhos disse...

Dj Carlinhos.
Eu tenho todas as coletaneas entre outras elaboradas por vc em k7 vendidas ainda na lojinha do armagedom,os zines tenho os 5 e guardo com muito carinho até hoje em perfeito estado,quanto ao madame ser reinaugurado eu tenho minhas própias idéias a respeito e acho um absurdo muita coisa ,sorte a eles.Parabéns pelas coletaneas que mesmo na época eu te parabenizava a cada aquisição,sorte em tudo que vier a realizar e tenho certeza que muitos dos que se dizem "góticos"hoje em dia ou até mesmo muitos "djs"devem muito a parte de sua história.Abraço.

Christian Anubis disse...

Posso assinar em baixo? Abraço "Nego veio"

Anderson Arantes. disse...

Tonny!

Eu tive a felicidade de participar com você no VIRUS CLUB (lixo de casa) mas pela a sua presença foi muito joia...e também tive a honra de participar contigo nas festas as sextas feiras no Front 575...posso afirmar com veemência que você foi uma grande referencia para o meu trabalho, aprendi muito com você!


Mais uma vez...MINHA A HONRA!

Guardo lembranças bacanas desta época!


Abracao!!!!!!!!!!!!!!!

Rod disse...

Velhinho...com certeza que a história da cena gótica brasileira, principalmente da megalópole São Paulo, ficaria incompleta se não houvesse sua a tão rica e apaixonada participação...Com certeza aprendi muita coisas, referências, bandas com seus zines e coletâneas que estão em lugar privilegiado em minha coleção.
Abraço. Rodrigo "Velhinho"